segunda-feira, 13 de julho de 2009

Como tudo começou

Tudo começou quando tinha uns 10 anos e montei meu primeiro "aquario" em uma garrafa de vinho de 5 litros com alguns espadinhas e platis. Devido a alta manutenção (claro hehehe) abandonei a idéia da garrafa e "comprei" meu primeiro aqua, com uns 20 litros no máximo.
Na época (uns 25 anos atrás), era montado com filtro de fundo biológico e um filtro interno mecânico, com perlon e pedrinha. Para popular o aquário, eu e meus irmãos faziamos incursões em um riacho que existia no rancho ao lado do clube que frequentávamos. Hoje não entraria naquele riacho no meio do mato nem pagando. Por isso sempre digo que Deus protege os Bêbados e as Criancinhas. Voltando ao riacho, por incrível que pareça existiam várias espécies, como Mato Grosso, Tetras pretos, Cascudos (nos pneus do flutuante do clube), Guppies entre outros, inclusive um que amanhecia gordo todo dia e vinculado a isso faltando um peixe no aquário. Só depois meu pai foi dizer que era uma Traíra, e que se não quisesse acabar com toda a população do meu aquário, desse fim nela.
Não durou muito o clube comprou o rancho e o riacho foi incorporado ao novo projeto da Prainha do Rio Pardo e nosso "fornecedor" já era. Depois disso, fui buscar novos peixes e acabei sendo apresentado a um peixe de nome interessante e curioso, o Betta Splendens ou mais popularmente conhecido, Peixe-de-briga. Acabei me rendendo a criação desse ser, mas minha mãe ficava doida com o monte de potes de vidro espalhados pela casa e as comidas na geladeira, pois para os adultos dava carne crua raspada e para os filhotes gema de ovo. Mas o tempo passa, a vida pega rumos desconhecidos e o tempo fica escasso e os peixes foram ficando em segundo plano, até não existirem mais.
Somente agora, 20 anos depois estou voltando ao hobby.

Um comentário:

  1. Essa história já escutei algumas partes,muitas coisas estou sabendo agora.Ele sempre teve essa facinação por peixe mesmo,aprendi a gostar por ele.Aquelas histórias de sua infancia que saiam para pegar o peixes, sempre adorei,mas tudo acaba um dia.Hoje começou a cuidar e a se interessar novamente pelos peixinhos,mas nunca ficou sem um peixe, nem que fosse em um pequeno aquario com um único peixe (a maioria das vezes o tal Beta)sempre cuidando com bastante carinho, ficava até com ciumes, ele dava mais atenção ao peixe do que a mim ( rsrsrs) . Fico muito feliz por ele e seu interesse que o deixa feliz !

    ResponderExcluir