terça-feira, 14 de julho de 2009

A luminária de LEDs

A idéia da luminária de LED veio na tentativa de inovar e juntamente com isso economizar energia, pois querendo ou não é um aparato que fica ligado 10 horas por dia e 365 dias no ano. Como o LED é um diodo emissor de luz, o consumo é baixissimo e a durabilidade não tem nem como comparar a uma lâmpada comum ou mesmo as lampadas frias. Com a ajuda de vários fóruns resolvi entrar nessa do FVM (faça voce mesmo). Apanhei um pouco até acertar o layout, mas depois disso o resultado foi interessante.


Usei canaleta de elétrica (ou calha de eletricista) como base para os LEDs e colei (cola quente) na caixa de madeira que já existia no móvel do aquário. A idéia inicial era usar 3 potenciometros para controlar a luminosidade das tres cores de LEDs, mas após montado não vi necessidade deles, tendo usado somente 3 chaves mini gangorra para ligar a cor que desejar. Os LEDs usados, sendo 20 brancos, 3 azuis e dois verdes, são os de alto brilho, mas não tenho as especificações detalhadas deles devido ao vendedor não saber informar, mas na notinha veio informado que ele é de 10000 mcd. A fonte usada é uma que tinha parada em casa de 24 volts / 500 mA e para ela tive que usar resistores de 1K5 para cada LED. Os fios usei 1 metro do de telefone de 20 vias, retirados da capa, mas não gostei deles pois não aderem muito bem na solda, tendo que, em várias vezes enrolar ele no resistor e no LED em vez de soldar. Os furos na canaleta fiz com broca para ferro, mas não lembro a biltola pois testei duas medidas para acertar. O LED entra justinho, ficando com o anel da base dos terminais dele para dentro da canaleta deixando um acabamento perfeito. A ligação de todos os leds foi em paralelo com a fonte e cada LED usa seu respectivo resistor. Para isolamento das junções internas entre LEDs, resistores e fios, usei o chamado espaquete ou termo-retrátil nro 2 que ficou perfeito. Vendem somente a partir de 2 metros mas é baratinho e voce acaba usando tudo. Para as conexões externas, como os fios dos LEDs e os interruptores e o transformador, usei um mini conector de junção para facilitar qualquer manutenção.


Abaixo a lista de materiais:
01 Canaleta 20x10x2100
04 Cotovelo 90 (para a canaleta)
02 T (para a canaleta)
01 Conector 4mm barra
01 metro 50/10 p telefone
02 metros Termo-retrátil 02
20 LED branco 5mm 10000 mcd
03 LED azul 5mm transp 4500
02 LED verde 5mm transp 4500
01 Timer mecanico 24hr
03 Chave gangorra 250v 3A

Ferro de soldar, estanho, a fonte de 24 volts, cola quente e demais ferramentas.


O total gasto foi de aproximadamente 90,00 reais, sendo o mais caro de tudo o timer.


Tampa do móvel


Canaletas já montadas


Detalhes da fiação


Detalhes da fiação


Primeiro teste (faltando 3 LEDs bcos)


Detalhe dos ligamentos externos


Detalhe dos interruptores


Luminária ligada

Lembrando que é um experimento e que meu aqua é bem pequeno 35x15x16 (8,4 litros) e para aquários maiores será necessário LEDs mais potentes e talvez dissipação de calor. Caso alguém deseje fazer uso dessa informação, tenha em mente que deve ter um mínimo de conhecimento em eletrônica e que o mesmo não foi testato em sua totalidade não me responsabilizando por nenhum problema ou fato ocorrido do uso dessa informação. A mesma consta aqui apenas em carater documentável.

3 comentários:

  1. Você tá muito a tôa mesmo hein????

    ResponderExcluir
  2. Show!!!

    Sua ideia me inspirou a montar um sistema parecido pra uns aquarios de betta, mas que não tem tampa de madeira.

    ResponderExcluir
  3. ola bill gostaria de saber como vc ligou as leds en 110w ???

    grato
    junior

    ResponderExcluir